Buscar
  • Viviane Rocha

MIX DE MARKETING | Quais são os 4ps do Kotler

Kotler escreveu muitos textos sobre Marketing. Sem dúvidas, o Mix de Marketing está entre os mais famosos.

Quando analisamos um negócio, é difícil saber em como começar a se posicionar no mercado através do Marketing. O Mix de Marketing é utilizado como processo base na estratégia de marketing de muitas empresas, a estratégia dos 4 P’s: Produto, Preço, Praça e Promoção.


Produto

O produto corresponde à oferta. Pode ser tanto um produto propriamente dito como um serviço; ou seja, algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo dos consumidores.


Preço

Trata-se, claro, do volume de dinheiro cobrado pelo produto ou serviço que você oferta ao mercado. Refere-se a quanto e como será cobrado do cliente; e neste quesito, o produto pode pertencer a várias categorias, que vão desde as mais baratas até as de luxo, ou Premium. O preço pode ser cobrado uma só vez, ou por parcelas periódicas – geralmente mensais.


Praça

A região de atuação de sua empresa e como você irá atingir esse público é o que define a praça. Para que você tenha sucesso no modo de identificar seus clientes, conhecer a região e de que modo ela se comporta é essencial. Para isso, analisar costumes locais e de que modo esses produtos chegariam até a praça é primordial para dominar esta esfera do negócio.


Promoção

Este componente dos 4 P’s se refere ao conjunto de estratégias de divulgação utilizado. É o composto de ferramentas que vai comunicar os diferenciais da sua oferta ao seu público de interesse. E tais ferramentas são a propaganda, as ações promocionais de vendas, o marketing direto, o marketing digital, etc.


Tenho um vídeo explicando tudo isso, é rapidinho. Aproveita e se inscreve no nosso canal, é gratis e você ainda ajuda a gente a continuar produzindo conteúdo:

Se ficou alguma dúvida, deixa nos comentários.


11 visualizações

©2020 por Manual do Marketing. Orgulhosamente criado com Wix.com